Programa de recepção de calouros da Faculdade de Veterinária e Zootecnia e o Instituto de Matemática e Estatística da USP incluem palestra do Dr João Paulo B Lotufo e a prevenção de drogas

09/03/15

palestra-para-calouros-usp

A experiência do HU USP em prevenção de drogas foi levada na recepção de calouros da  Faculdade de Veterinária e Zootecnia  e do Instituto de Matemática e Estatística da USP. Estão  de parabéns por se preocuparem com seus calouros.

A presença dos pais já tradição na VET USP também aconteceu no IMEP. A animação da palestra de prevenção de drogas foi ponto alto. A plateia em ambas as faculdades com pais presentes  foi o diferencial. A presença dos pais no primeiro dia de aula é fundamental para se evitar trote violento e produz uma confiança na Instituição.

É o quinto ano que Dr João Paulo Lotufo leva para a VET USP sua experiência sobre a questão das drogas no adolescente, chamando o Tabagismo, o Álcool e a Maconha como Doenças Pediátricas, pois se iniciam precocemente. Mas é no primeiro ano da faculdade que estas questões podem transcender o razoável.

Dr João Paulo Lotufo alerta que: “ não é a maioria dos alunos que bebe excessivamente ou usa drogas, aliás é uma minoria. A escolha do grupo a que você calouro irá pertencer é importante:  estar no grupo errado pode leva-lo para fora de sua meta.

Parabéns ao  diretor de faculdade de Veterinária  prof Dr Enrico L Ortolani que chamou e conversou individualmente todos seus novos alunos, dando as boas vindas.

Parabéns ao diretor do IMEP USP, prof. Dr. Clodoaldo Grotta Ragazzo pela sua equipe e a iniciativa, além da animação de todos seus alunos e equipe.

Sobre o empenho do Dr Lotufo nestas questões, ele diz: “Podemos ficar na instituição universitária fazendo apenas o necessário, ou podemos fazer o “Algo a mais , que fará a diferença”.

Benvindo calouros!

João Paulo B Lotufo
Médico pediatra, pneumologista , responsável pelo projeto de prevenção de drogas do HU USP, responsável pelo projeto de prevenção de drogas no ensino fundamental e médio “Dr Bartô” – www.drbarto.com.br.